Aproveite o resíduo da soja (Okara) que sobra quando fazemos leite



Aproveite o resíduo da soja (Okara) que sobra quando fazemos leite 

Okara é o nome dado para os resíduos do preparo do leite de soja. Muitos não sabem, mas é um alimento altamente nutritivo, que contém muitas fibras solúveis e insolúveis, bem como uma pequena quantidade de proteínas.
Assim como o tofu, a okara tem um sabor neutro e pode ser aproveitada de muitas maneiras:

- Para enriquecer e engrossar sopas, molhos e purês;
- Como base de bolinhos, hambúrgueres, almôndegas;
- Em recheios e patês;
- Como ingrediente em pães, bolos, tortas, cookies, etc.

Curta nossa nova página >>> Mundo Gastro Veggie

Uma das formas mais fáceis é assim que terminar juntar o resíduo a outros ingredientes saborosos e por no forno e fazer um delicioso assado para ser um prato principal ou acompanhamento 

Faça a farinha, colocando o resíduo num tabuleiro de alumínio e leve-o ao forno, a cada 5 minutos e olhe e mexa ela no tabuleiro, você vai observando e deixa ela por mais tempo no forno se a quiser torradinha, essa farinha pode ser adicionada por cima dos pratos de almoço ou pode ser usada na elaboração das receitas

Eu já fiz pizza usando 1/3 de okara para 2/3 de trigo, a pizza ficou um pouco quebradiça, mas ficou bem gostosa, você pode diminuir a quantidade dele para que fique menos quebradiça. A massa feita nessa proporção deu para fazer bem os discos e por o recheio sem nenhum problema.

Pode ser usada imediatamente após o preparo do leite de soja ou guardada na geladeira para ser consumida posteriormente. Conserva-se na geladeira por 2 ou 3 dias e no congelador por 4 ou 5 meses.

Propriedades nutricionais (100 g)

Energia: 77 kcal
Proteínas: 3,22 g
Total de gorduras – 1,73 g
Gorduras saturadas: 0,193 g
Gorduras monosaturadas: 0,295 g
Gorduras polisaturadas: 0,755 g
Hidratos de carbono: 12,54 g
Fibras: 7,8g
Cálcio: 80 mg
Ferro: 1,30 mg
Magnésio: 26 mg
Potássio: 213 mg
Sódio: 9 mg
Zinco: 0,56 mg
Cobre: 0,200 mg
Manganês: 0,404 mg
Selênio: 10,6 mcg
Vitamina B1 (tiamina): 0,020 mg
Vitamina B2 (riboflavina): 0,020 mg
Vitamina B3 (niacina): 0,100 mg
Vitamina B5 (ácido pantoténico): 0,088 mg
Vitamina B6: 0,115 mg

Comentários