Fonte de vitamina B12 para Veganos e Vegetarianos


Fonte de vitamina B12 para Veganos e Vegetarianos

Siga-nos no Facebook >>> Mundo Gastro Veggie


A vitamina B12 tem influência em praticamente todas as áreas do organismo humano, ela é uma coenzima necessária para o metabolismo de todas as células reprodutivas e particularmente importante na formação do sangue, proteção dos nervos, multiplicação das células, sintetização do ADN, além de apoiar a produção de neurotransmissores, criação de energia e o metabolismo proteico. É especialmente relevante também na manutenção dos nervos, do equilíbrio energético e da saúde mental, a vitamina B12 vem ganhando um grande destaque e importância no tratamento de várias doenças.A Vitamina B12 é importante para o sistema nervoso e para o sangue formação das células vermelhas que transportam o oxigênio no corpo.


Sintomas da falta dela no organismo: falta de atenção, problemas de concentração, problemas de memoria, formigamento nas pernas, numa situação mais grave afeta a cognição e pode levar até ao coma e anemia.

O organismo tem um sistema de reciclagem onde ela é reabsorvida no final do intestino delgado.

A absorção também é muito importante, a vitamina B12 precisa do fator intrínseco que leva ela pelo organismo, existem 3 tipo de vitamina B12 mas só um é usado pelo organismo, então não adianta a penas a quantidade é preciso que a B12 seja do tipo que é usada no organismo. Alimentos como algas marinhas e espirulina podem conter análogos da B12. Nem as algas e nem os produtos fermentados de soja podem ser considerados fontes confiáveis de B12.

A única forma da cobalamina ser fabricada (sintetizada) é através de bactérias. Portanto, são as bactérias quem produzem a vitamina B12.

Alguns estudos demonstram que vegetarianos têm níveis sanguíneos mais baixos de B12. Mas também onívoros possuem esse problema.

A Índia é um país pobre onde as condições de higiene são precárias e grande parte da população come com a mão. Tudo a favor das bactérias e da B12. Um estudo na Índia com 15.000 pessoas, quase todas vegetarianas demonstrou que 54 % tinham baixas concentrações sanguíneas de B12.
Portanto: não confie nas bactérias como fonte de cobalamina !


Qual a quantidade de vitamina B12 devo ingerir por dia?

No geral as doses indicadas pela medicina é 2,4 mcg gramas por dia para um adulto, mas entre médicos vegetarianos e veganos, não há consenso.  

De acordo com o Dr. Michael Greger, do canal Nutrition Facts, a dose diária necessária de vitamina B12 é 250 mcg. A forma de vitamina B12 recomendada por ele é a cianocobalamina.

O Dr. John McDougall, que usa a dieta vegetariana estrita no tratamento de seus pacientes há mais de 30 anos, recomenda o uso de no mínimo 5 mcg de vitamina B12 por dia.

Para o Dr. Neal Barnard, fundador do Physicians Committee for Responsible Medicine (PCRM), a vitamina B12 pode ser utilizada em qualquer dosagem. Essa afirmação do Dr. Barnard deve estar baseada na seguinte declaração do site do PCRM: “todas as marcas típicas têm mais do que os 2,4 microgramas adultos precisam”.

Abaixo indicação da quantidade diária de vitamina B12 que deve ser consumida

Idade (sexo masculino e feminino) e quantidade de B12 recomendada:

0 a 6 meses - 0,4 mcg
7 a 12 meses - 0,5 mcg
1 a 3 anos - 0,9 mcg
4 a 8 anos - 1,2 mcg
9 a 13 anos - 1,8 mcg
14 até o final da vida - 2,4 mcg

Estágio da vida e quantidade de B12 recomendada

Gestação - 2,6 mcg
Amamentação - 2,8 mcg

Fonte de vitamina B12 para Veganos

A vitamina B12 está presente apenas nos alimentos de origem animal em quantidade significativa.
Em alguns alimentos que não são de origem animal tem essa vitamina, como algas e cogumelos, mas são em quantidades insuficientes, em relação ao cogumelo, teriam que ser consumido 5kg diários para atingir a necessidade que o corpo precisa. Em relação as algas há estudo que mostraram que elas não são eficientes para acabar com a carência orgânica de B12, o consumo dela fez a quantidade no sangue aumentar, mas outros marcadores associados a B12 não melhoraram, assim os médicos chegaram a conclusão que o tipo de B12 das algas não é o absorvido pelo organismo e sim um dos dois tipos análogos.
Mediante a falta de boas fontes vegetais  de B12, o que deve ser feito pelo vegano é uma suplementação via capsulas, a vitamina B12 é muito importante e deve ser consumida de alguma forma, uma das formas é como suplementos em drágeas de vitamina B12.

É importante buscar um nutricionista ou nutrólogo, fazer os exames necessários e seguir o aconselhamento médico sobre se a necessidade de suplementação de vitamina B12 

Fonte de vitamina B12 para Vegetarianos

Devemos lembrar que leite, queijos e ovos são de origem animal e contém essa vitamina. Alguns vegetarianos utiliza esses alimentos. Se o uso deles for regular (diário) e atingir as necessidades diárias, não é necessário utilizar suplementos.
Caso isso não aconteça é necessário também como o vegano uma suplementação via capsulas de vitamina B12

Os sinais e sintomas da deficiência de B12

Muitas pessoas que têm anemia megaloblástica (anemia com células grandes, que pode ser devido à falta de B12 ) referem poucas queixas, mas praticamente todas referem melhora após reposição de B12.

Estudo com 95 pacientes com anemia megaloblástica nutricional (todos vegetarianos indianos) foram vistos ao longo de 14 anos. Havia 52 homens e 43 mulheres. Idade dos estudados: 13 a 80 anos. 

As queixas eram:

  • Cansaço (33%)
  • Respiração curta (25%)
  • Perda de apetite (23%)
  • Perda de peso (22%)
  • Dores generalizadas (19%) – geralmente decorrente de deficiência associada de cálcio e vitamina D
  • Vômito (19%)
  • Parestesia – alteração de sensibilidade (11%): sensação de formigamento simétrica nos dedos das mãos e pés é um dos sintomas mais comuns.
  • Alteração da pigmentação da pele (8%)
  • Boca dolorida (7%)
  • Diarreia (6%)
  • Cefaleia – dor de cabeça (5%)
  • Infertilidade (5%)
  • Em 6% apenas a deficiência foi vista no hemograma(célula grande – megaloblástica).

Outras manifestações descritas:

  • Rigidez muscular e fraqueza
  • Dificuldade de micção com hesitação, jato urinário fraco ou mesmo retenção urinária.
  • Constipação e hipotensão (decorrente de alteração do sistema nervoso)
  • Irritabilidade, perturbação de memória, depressão leve e até alucinações
  • Perda de sensação vibratória.
  • Músculos definhados

O exame físico pode demonstrar:

Palidez
Língua lisa, careca
Olhos amarelados (em 13% dos pacientes)
Pode haver reflexos exagerados ou paralisia flácida
Nos casos de anemia grave os pacientes podem ter insuficiência cardíaca: sopro cardíaco, veias do pescoço distendidas, tornozelo inchado e aumento do tamanho do coração.

Causas de deficiência de vitamina B12

As principais causas da deficiência de vitamina B12 são as seguintes:

Transtornos, irritações, inflamações ou desordens da mucosa gástrica(diminuição das funções do FI) ou do intestino delgado, tal como gastrite, doença de Crohn, enterite crónica, diarreia crónica ou doenças do pâncreas. Nesses casos, a mucosa gástrica está desequilibrada e forma pouca quantidade da proteína de transporte, ou FI, ou pouco ácido no estômago. As funções de absorção da vitamina B12 são então limitadas ou mesmo, em determinados casos, impossíveis. O mesmo se aplica em uma perturbação ou inflamação do intestino delgado. Esses fatores podem reduzir significativamente a concentração de cobalamina no sangue. Pessoas com função gástrica diminuída e/ou mucosa duodenal inflamada podem, portanto, sofrer uma grave deficiência de vitamina B12, mesmo quando a consomem em quantidade suficiente na sua alimentação.



Consumo de álcool ou drogas: O uso de álcool ou drogas consome uma grande quantidade de vitamina B12 e tem impacto na mucosa gástrica e no fígado, o que se reflete na função do FI, piorando a absorção da vitamina no intestino.

Uma dieta alimentar com pouco conteúdo de vitamina B12. 

Um aumento da exigência da vitamina B12 devido a situações específicas, em que as necessidades não são adequadamente cobertas. Em particular, no caso de “stress” crônico ou nitrosativo, em problemas provocados por sobrecargas, contato com metais pesados, toxinas, medicamentos ou traumatismos (por exemplo na coluna cervical).

Além desses, os seguintes fatores também são relevantes:

Parasitas. As ténias, em particular, “roubam” do organismo altas quantidades de vitamina B12. Enquanto esses parasitas não são eliminados é muito difícil equilibrar os níveis de vitamina B12.


Remoção parcial do estômago devido a intervenções cirúrgicas.

Idade. Muitas vezes, as funções das paredes do estômago tornam-se ineficazes na terceira idade. A deficiência de vitamina B12 é um motivo comum para a fadiga, perda de memória e humor depressivo das pessoas mais velhas.

Medicamentos. Contraceptivos e preparações hormonais (inibidores da bomba de protões), medicamentos para diabetes (metformina), anti-hipertensivos (ECA), medicamentos para distúrbios do ritmo cardíaco (beta bloqueadores, sprays de nitratos, nitroglicerina), medicamentos para baixar o colesterol (estatinas) contendo estrogênio influenciam a absorção da vitamina B12.

Doenças. Doenças do fígado (problemas de armazenamento e transporte). 

Saiba mais com o nutrólogo Dr Eric Slywitch 

(Dr Eric Slywitch é médico especialista em nutrologia, com ênfase em alimentação vegetariana. Investiga os mais diversos elementos que afetam a qualidade de vida das pessoas.)


Absorção de vitamina B12:



Sintomas e Consequências da Deficiência de vitamina B12:


Fatores que Levam à Deficiência de vitamina B12:


Diagnóstico da Deficiência de vitamina B12:


Tratamento da Deficiência de vitamina B12:


Manutenção Dos Níveis Adequados de vitamina B12:



Comentários