Receita de Furikake Vegano - Temperinho oriental




Receita de Furikake Vegano - Temperinho oriental

Siga-nos no Facebook  >>> Mundo Gastro Veggie

Furikake, já ouviu falar ou já comeu?
É um tempero oriental para colocar em cima do arroz. É feito a base de algas, vegetais/peixe desidratados, gergelim e glutamato de monossódico.(logo abaixo versão vegana)
O Glutamato é um realçador de sabor nos alimentos, que causa vício e inúmeras doenças como enxaquecas, Alzheimer, arritmia e etc... então use com moderação

O Furikake é um tempero pronto para adicionar em qualquer refeição, pode ser em sopas, caldos, saladas, arroz, em pratos gratinados, em torradas... use a imaginação. Lembrando que as algas marinhas são excelentes para a saúde, é rica em proteínas, vitaminas e minerais.

Agora vamos a  versão do Furikake vegana e sem Glutamato (Temperinho oriental):

Ingredientes:

  • 100g de gergelim branco 
  • 30g de gergelim preto
  • 10g de alga marinha desidratada (4 folhas)
  • 5g de sal do Himalaia

Modo de preparo

Você vai colocar numa caçarola alta no fogo para esquentar e vai colocando aos poucos o gergelim branco para torrar um pouco. É bem rápido. Ele fica estourando e você mexe um pouco para dourar todos. E vai reservando num prato o que já ficou torrado. (Eu coloco uma média de duas colheres de sopa por vez para torrar). Depois você vai fazer isso com o gergelim preto. Em seguida vai pegar 4 folhas de algas (nori) e vai triturar no liquidificador. (Lembrando que o liquidificador precisa estar bem seco). Pronto agora é só misturar tudo e acrescentar o sal do Himalaia. Conserve num pote de vidro.

Comentários